segunda-feira, 10 de maio de 2010

O que nasceu primeiro, a estupidez ou a ignorância?!

Faz amanhã uma semana desde que cheguei a Frontignan, e tenho uma quantidade enorme de pequenas coisas que me apetece partilhar. Vou o fazendo com tempo, conheci pessoas que me receberam muito bem, fiz aviões de papel com um miúdo de 6 anos, fiquei sem água em casa, fui convidado para fazer um filme, etc...no futuro o explicarei.
Neste post queria vos falar de ovos e de estupidez.
Ovos, porque fiquei sem saber o que fazer quando me puserem um ovo cru ao lado do prato de pasta cozida. Eu devo ser um pouco rustificado e pouco gourmet, a verdade é que nunca tinha comido ovos daquela forma, era para misturar com a pasta, assim o fiz, e foi delicioso. Pequenas coisas que são diferentes e novas para mim, e se tornam deliciosas.
Há outras pequenas coisas que são diferentes aqui também, como por exemplo, a relação das pessoas com o lixo, ou melhor o destino que lhe dão.
Lembram-se com certeza, os portugueses pelo mesmo, da iniciativa nacional realizada no passado dia 20 de Março: VAMOS LIMPAR PORTUGAL. Associação a que pertenço em Vizela, foi uma das coordenadoras concelhias dessa iniciativa. Ou seja, andei no terreno a limpar a floresta, tive o prazer inquietante de ajudar a recolher quase 100 T de lixo que se encontravam espalhados pelo concelho. É um lado muito obscuro da nossa realidade, a ligeireza com que se depositam toneladas de lixo nas florestas.
Aqui em Frontignan tive a oportunidade de visitar um pequeno centro de deposito de lixo e entulhos. Para minha surpresa, estava cheio de pessoas à  espera de vez para depositarem o seu entulho, pessoas de todas as idades, com aquele bom ar de sensação de dever comprido.
No futuro escreverei um pouco mais sobre a cidade de Frontignan, mas é importante referir por agora que esta cidade tem aproximadamente a mesma dimensão territorial que Vizela e aproximadamente o mesmo valor de população, ou seja, quase a mesma densidade populacional.
 Em média, passam pelo centro de recolha de lixo de Frontignan 300 pessoas para depositarem o seu lixo, o que significa cerca de 300 pessoas que não abandonam o lixo na floresta, o que representa alguns hectares de floresta limpa e passeável, o que significa aqui, oportunidades de lazer muito concorridas como a orientação, pedestrianismo, etc, o que significa por sua vez oportunidades de atracção turística para a cidade.
Não depositar o lixo na floresta não é somente não depositar o lixo na floresta, é permitir que todas estas significâncias aconteçam. Ou seja, depositar o lixo na floresta é não permitir que um espaço verde potencialmente rentável seja aproveitado.
Não respeitar o ambiente é ignorância, não rentabilizar a floresta é estupidez.
Eu confesso, senti-me estupidamente ignorante quando vi uma senhora idosa  de ar frágil a depositar o seu  lixo.





Ovos crus com pasta e inteligência ambiental, duas coisas a reter.

Sem comentários:

Enviar um comentário